segunda-feira, 3 de dezembro de 2018


Olá Pessoas!!

Pra começo de conversa quero esclarecer algo que nem todas as pessoas entendem, a diferença entre Feminino, feminilidade e feminismo , para isso vamos ao tão famigerado "PAI DOS BURROS"!

"Feminino", segundo o Aurélio, é tudo aquilo que é próprio da mulher, da fêmea. É relativa ao GÊNERO, ao biológico, e é inerente à identidade da mulher.  A palavra "feminino" é derivada  do latim "femininus".

Já a "Feminilidade" trata-se de características, comportamentos, demonstração daquilo se tem por feminino, portanto independe de gênero, mas sim do modo de agir do indivíduo.

Por fim, "Feminismo" é a ideologia de que defende que as mulheres deve ter os mesmo direitos que os homens. Seria o incentivo ao feminino (há até quem use, indevidamente, o termo "soberania"). Tem sentido político-ideológico e é utilizado para conceituar o movimento de libertação das mulheres ao patriarcado e à sujeição, seja ela política, social, religiosa, econômica, ou de qualquer natureza.

A palavra feminismo tem origem no Francês "féminisme", que significa a doutrina que visa a extensão dos papéis femininos.

Esclarecidas as diferenças entre os termos (ainda há muitos outros relativos a esse assunto), podemos entender que um não depende do outro, e muito menos que onde um está o outro necessariamente também está. Posso ser feminista sem ser mulher, posso ter feminilidade sem ser mulher, e posso ser mulher e não ser nem feminista, nem ter feminilidade.

O mais importante é que somos MULHERES, de nascença ou não, e passamos por diversas situações, boas e ruins, somente e simplesmente por sermos assim.

O intuito do blog é falar sobre todos os temas que englobem esse universo (ou seria multiverso?!?!). Debater, desabafar, trocar figurinhas sobre trabalho, roupa, maquiagem, lutas, relacionamentos e tudo mais que tivermos vontade.

Espero que gostem do conteúdo e participem, porque as palavras podem abrir mentes e mundos, e o meu ou seu pensamento pode ser o de muitas outras.

Xerim e até a próxima!

Um comentário:

  1. Tema que nunca saí de moda e que precisamos frequentemente reforçar a sociedade o poder da mulher. 💃

    ResponderExcluir