terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Espelho, Espelho Meu...



Boa tarde navegantes!

Hoje vi um vídeo que uma amiga me enviou de uma certa celebridade falando o que podemos chamar de grande asneira, e me pus a debater o assunto com meu digníssimo marido sobre o tema, que era nada mais nada menos beleza/corpo feminino.
Não quero apontar dedos e nem citar nomes, apenas expor minha opinião e debater sobre um assunto que apesar de tão falado ainda é tão mal compreendido, e não só entre as mulheres diga-se de passagem.

Bom, no vídeo a pessoa falava sobre emagrecer para sentir-se "gata" para determinada ocasião. A escolha de palavras e a entonação foram as piores possíveis, pois o que se ouvia de verdade era "se você está gorda não pode se sentir gata para usar certo tipo de roupa".
Preconceito, gordofobia (teremos um post aprofundado sobre esse tema), infelicidade na escolha de palavras, seja qual for o nome que possamos dar ao ocorrido, há algo muito mais enraizado nesse discurso: a rejeição que aprendemos a ter com nós mesmas e com as outras.

Somos ensinadas desde cedo a não gostar do que vemos no espelho, ou estamos gordas demais, ou magras demais, ou nosso cabelo ficaria melhor loiro ou liso, nossas roupas não são adequadas, etc.,etc. Há sempre algo que DEVEMOS querer mudar, e isso acaba fazendo parte da nossa vida adulta, infelizmente muitas vezes isso torna-se doença.

Quantas vezes não ouvimos de parentes e amigos as frases: "homem não gosta de mulher de cabelo curto", "se você engordar mais vai acabar sozinha", "essa roupa faz você parecer um homem", "seu rosto é lindo, pena que você é gorda", "seu cabelo fica tão lindo quando você alisa"????
São frases que doem, machucam, atormentam, mas tornam-se ainda pior quando acreditamos nelas, quando nos olhamos no espelho e enxergamos, não quem somos, mas todos os defeitos que imaginamos que temos.

Hoje em dia o empoderamento feminino é bem mais divulgado, mas ainda há quem tenha esses pensamentos que já não deveriam existir na idade média, ainda mais no século XXI.

Querer ser melhor, ter sonhos e vontades não é pecado nenhum, mas não podemos deixar que essas vontades sejam alheias. Não podemos nos deixar infectar pelo discurso de pessoas que na verdade têm um problema com elas mesmas, porque se sentir bonita é uma condição PESSOAL da mulher. Não podemos aceitar que precisamos ser manequins, moldados e desenhados pela sociedade, pelo comércio e até mesmo pelas pessoas que nos rodeiam. Se alguém te diz que você precisa emagrecer pra estar com ela, DEIXE-A!  Se seu companheiro (a) brigou, não aceitou e/ou até mesmo ameaçou te deixar por causa de um corte de cabelo, uma tatuagem, uma roupa que você vestiu: DEIXE-O (A)!
A vida é muito mais do que agradar ao outro, é muito mais do que a aparência, e é muito mais do que sentir a necessidade de mudar para ser aceita. Precisamos mais do que tudo antes, nos aceitar.

Toda a luta contra todas as "fobias" que sofremos, toda batalha pelo empoderamento feminino, só farão sentido quando cada uma de nós olharmos no espelho e enxergarmos o que realmente somos e aceitarmos que todas temos defeitos, mas isso não muda quem somos, nem no quão bonitas e especiais todos esses detalhes e defeitos nos fazem. A  partir do momento em que deixarmos de NOS olhar com olhos rabugentos, críticos, diminuidores, conseguiremos olhar umas pras outras com mais empatia, com mais amor e aceitação.

Então, rainhas, vamos exercitar esse olhar, seja no espelho, seja com a coleguinha, seja com a estranha na parada do ônibus. Vamos olhar umas pras outras e enfatizar o valor de cada uma, e não os  problemas, mesmo porque aquilo pode parecer um problema só pra você. (inclusive isso evita falar besteira como a coleguinha do vídeo que citei no início do post)

Quando vir seu reflexo não foque naquilo que você quer mudar, mas em todo o resto que lhe faz bem. O único questionamento que devemos nos fazer é se somos quem queremos ser e não o que esperam de nós.

Ser diferente é bom, aceitar isso é melhor ainda.




2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Amei o texto!! 👏👏👏
    Todas nós temos um poder dentro de si. Algumas só não descobriram!! 😘😘😍

    ResponderExcluir